segunda-feira, 19 de março de 2012

Deusculpas

O jornal tá ai para sufocar
Sua saída, mente, jeito e lar
O que você quer e onde vai estar
E ter certeza que não saia da média

A escola ta aí pra catequizar
Como querer ser alguém, como pisar
Esquecem então sempre de reparar
O que o desobediente pode virar

Chega de Deusculpas
A culpa é minha e é sua!
Eu sei, dá vergonha de aceitar
Chega de Deusculpas
Assuma logo sua luta!
E tenha o que se orgulhar

O dinheiro ta aí pra falar
As coisas que ajudarão a te matar
Esquecemos que coração não tem fiança
Esquecemos dos velhos olhos de criança

O amor ta aí pra chantagear
Ser trocado, usado pra magoar
Não honramos mais as palavras
Já que seus significados não têm mais alma

Chega de Deusculpas
A culpa é minha e é sua!
Eu sei, dá vergonha de aceitar
Chega de Deusculpas
Assuma logo sua luta!
E tenha o que se orgulhar

4 comentários:

  1. Juro que acho bonito.
    Mas, me digas, deusculpas a quem?
    Culpa a ti? Culpa a Deus? Ou a sociedade? Será que todos, tem realmente culpa? E se tem, será que estão cientes?
    E quanto ao amor, poucos sabem usar esse substantivo (é que hoje em dia, o "eu" do "eu te amo" é mais empregado).

    Obs: Cê tá cada vez melhor, libriano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deusculpas: "Seja o que Deus quiser." "Foi Deus que quis assim." "Seja feita a vontade de Deus." "Bom, agora está nas mãos de Deus".

      Esquecemos de admitir que a culpa é nossa, como sociedade. E, talvez, por causa disso, não resolvemos nossos problemas, nossas indagações, porque achamos que alguém maior mandará uma luz, resolvendo todos nossos problemas.

      Pois é, o amor, palavra que poucas pessoas se arriscam a saber o significado, assim como a maioria das palavras hoje em dia, não estão no dicionário convencional, mas em outro conceito. É falta de respeito com quem criou essas palavras, serem usadas sem sentido. Ou se não é falta de respeito, criemos logo outro dicionário...

      Excluir
    2. Não acredito em castigo, como já conversamos... acredito em fé. Se você crê em Deus, ele te ajuda a seguir o caminho (que você escolheu). O caminho que te escolhe traz as consequências. Sabe?
      Não sei bem, é complicado, viu?
      Diante de tanto para achar, se torna difícil saber no que acreditar... por isso, eu só acredito e acredito no impossível.

      E o amor/sentimento está tão banalizado quanto amor/palavra. Hoje amor é status, é dinheiro, é "te amo, mozão", é caio fernando de abreu.
      Amor/sentimento não é mais sentir; arriscar; ousar; enfrentar; caminhar juntos... não é mais "soneto da fidelidade", não é nem chico nem vinicius.

      No meu dicionário, pouco relapso, meio absurdo... amor (hoje) é incógnita.

      Excluir